Na caminhada cristã, em certo momento, nos deparamos com crises por haver incertezas sobre o que queremos ser ou fazer no futuro próximo e muitas vezes como entender e corresponder ao chamado de Deus. As decisões que temos que tomar, na perspectiva da fé, vem através da nossa experiência com Deus, e que em obediência a Ele nos faz sentir plenos ao experimentar a Sua boa, agradável e perfeita vontade para nossas vidas (Rm 12:2).

Encontramos na Bíblia o chamado de Deus aos cristãos para cumprir o Seu propósito, de que nenhum se mantenha perdido e que todos sejam participantes da Sua glória (Jo 6:39). Sendo assim, entendemos o nosso chamado dar continuidade a missão de Cristo para que a salvação alcance a todos e assim juntos adoremos a Deus (Mt 28:19).
A cada dia Deus nos dá oportunidades para cumprir a missão de diferentes maneiras; temos funções específicas a serem exercidas de acordo com a nossa vocação, que significa associar alguma atividade particular (dons e talentos) com o desejo e a disposição de servir no Reino de Deus. Na Bíblia encontramos várias histórias de homens e mulheres que serviram ao Senhor com funções específicas, que aceitaram o chamado de Deus no seu tempo e espaço, e se tornaram modelos de vocacionados. Desde Abrão até Jesus e seus discípulos; observamos através dessas pessoas, Deus mudando o rumo da história para a salvação da humanidade e hoje, Ele conta conosco para fazer parte desse grande plano. Se escolhemos seguir a Cristo fomos chamados por Deus e para Deus (1 Pe 2.9).

Eu sou vocacionado?

Encontrar o sentido da nossa existência no mundo é compreender como cumprimos nossa vocação.
Ser vocacionado é saber e entender a vontade de Deus. Ser vocacionado é um estilo de vida que está baseado no relacionamento único com Deus. Ser vocacionado é ter convicção do chamado de Deus no servir com tudo o que somos e o que temos (Rm 8:28).

Quem somos em Cristo? Temos uma nova identidade (Gl 3:26). Você ama a Deus? Demonstre em ações (Jo14:15). O que você estuda e com o que você trabalha? As experiências na trajetória da sua vida podem ser úteis no serviço do Reino de Deus. Para onde devo ir? (Pv 2). Busque o direcionamento de Deus e vá; e em direção àqueles que precisam conhece-Lo e assim se tornar um dos seus parceiros na missão de Cristo.

Reflita como essas perguntas e respostas podem se tornar ferramentas para você cumprir sua vocação na missão. Você foi vocacionado para servir, tornar sua vocação útil às pessoas de modo a honrar a Deus, expandindo assim o Seu Reino.
Nossa vocação em Cristo é nosso maior privilégio e também nosso maior desafio, mas que não se restringe a fazer algo, mas a exercer com eficácia uma missão. O que nos faz permanecer no lugar que Deus nos direcionou a servir é ter a convicção do chamado de Deus para as nossas vidas e perseverar nEle. O resultado tem que ser amar a Deus, amar ao próximo e fazer discípulos; esse amor que vem de Deus é transcendente ao próximo (Mt 22:37-40). Se você ama e segue a Cristo, então, você é vocacionado para os propósitos de Deus.

Portanto, não perca tempo, cumpra sua vocação!

 

Referência
LIDÓRIO, Ronaldo. Vocacionados. Ed. Ultimado, julho de 2014.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© M3 - Missão Mundo Muçulmano
Topo
Redes Sociais: