A UM3 – Universidade Missão Mundo Muçulmano, destina-se a treinar, conscientizar e preparar cristãos para evangelizar muçulmanos e discipular ex-muçulmanos convertidos à Cristo. A UM3 reúne alguns dos melhores professores cristãos da atualidade, especialistas em Teologia Cristã, Estudos Islâmicos, Evangelismo e Implantação de Igrejas em Contextos Muçulmanos, Apologética Cristã ao Islamismo, e Discipulado de cristãos de origem muçulmana. Os professores, em geral, mestres e doutores em Teologia e Estudos Islâmicos, possuem vasta experiência acadêmica e ministerial entre muçulmanos, muitos deles atuando como missionários em contextos islâmicos por mais de 30 anos. Além disso, alguns professores são ex-muçulmanos que, após se converterem a Cristo, têm dedicado suas vidas à pregação do Evangelho entre muçulmanos, ao pastoreio de igrejas formadas por ex-muçulmanos, à pesquisa avançada em áreas de Estudos Islâmicos, e ao treinamento de cristãos para o alcance de muçulmanos com o Evangelho

OBJETIVOS:

O treinamento oferecido pela UM3 tem por objetivos:

Sensibilizar, despertar e mobilizar líderes e cristãos locais para a necessidade de alcance do mundo islâmico pelo Evangelho;
Tornar acessível o conteúdo necessário ao estudo e à preparação efetiva de cristãos para a evangelização de muçulmanos;
Fornecer as bases apologéticas da teologia cristã ao estudante, contribuindo para o fortalecimento de suas convicções sobre a fé cristã.
Equipar cristãos com ferramentas fundamentais ao debate em suas interações com muçulmanos, e ao discipulado de ex-muçulmanos convertidos a Cristo.

O CURRÍCULO

Uma aula aborda um assunto único no contexto da matéria, e possui duração média entre 35 e 55 minutos;

Uma matéria se dedica a um tema específico, conforme a especialidade acadêmica e a atuação ministerial do professor, e é composta por, em média, 10 aulas;

Um módulo é composto por um conjunto de 3 matérias. Excepcionalmente, o primeiro módulo é composto pelas 4 primeiras matérias.

“Temas e Desafios Islâmicos da Atualidade” – A Primeira matéria

Aborda temas fundamentais ao ministério cristão entre muçulmanos, e tem como objetivo despertar cristãos para as necessidades e oportunidades de evangelização do mundo muçulmano e fornecer ferramentas iniciais para a preparação de discípulos de Cristo que se tornem efetivas testemunhas do Evangelho entre os muçulmanos.

Ao término da matéria, o aluno:
Será capaz de reconhecer as principais razões pelas quais a Igreja precisa assumir, de fato, seu papel ativo no término da Grande Comissão entre muçulmanos;
Aprenderá a respeito de algumas das principais ferramentas evangelísticas e fenômenos sociais que o Espírito Santo tem usado para levar muçulmanos ao conhecimento de Jesus Cristo;
Terá conhecimento dos principais planos e estratégias dos muçulmanos para a islamização do mundo, por meio da dominação das mais diversas áreas do conhecimento humano e da sociedade;
Conhecerá em detalhes as crenças e práticas dos muçulmanos;
Conhecerá as raízes histórico-teológicas do “Islamismo Radical” e suas repercussões práticas na atualidade;
Descobrirá a figura de “Issa”, o “Jesus Islâmico”, segundo apresentado pelo Corão e perceberá a incompatibilidade deste suposto Messias com o Jesus Histórico retratado nos evangelhos do Novo Testamento;
Será alertado do perigo presente no chamado “Movimento dos Infiltrados” – suposta iniciativa de contextualização missionária – e perceberá por que tal movimento tem consequências desastrosas para o término da Grande Comissão entre muçulmanos;

Currículo do Curso:

Aula 1: Porque Se Importar Com Os Muçulmanos?
Conheça algumas razões para nos importarmos com os muçulmanos, os quatro maiores países muçulmanos e os quatro grandes missionários.

Aula 2: Como Os Muçulmanos Encontram A Cristo
Deus tem investido nos muçulmanos. Seu amor os tem alcançado de maneiras surpreendentes. Conheça como isso acontece e se disponha a fazer parte da resposta de Deus ao mundo muçulmano.

Aula 3: O Plano Do Islã Para Conquistar O Mundo
O mundo muçulmano investe fortemente na islamização do Mundo e tem crescido consideravelmente no Ocidente. Temos que alcançá-los para que conheçam a Deus.

Aula 4: Crenças E Práticas Muçulmanas
Nessa aula, você conhecerá as bases de fé e as práticas muçulmanas, conhecerá também de forma breve a história de Maomé e como o Corão lhe foi revelado. Esteja preparado para este tempo de aprendizado enriquecedor.

Aula 5 – Fundamentos Do Islamismo Radical
Será o Islã uma religião de paz? No que se fundamentam os radicais? Entenda o islamismo radical!

Aula 6: O “Jesus” Do Islã
O Islã também crê em Jesus! Mas quem ele exatamente é para os muçulmanos? Como ele é visto? Descubra, assistindo essa aula e repense sua crença e disposição para seguir o Jesus que você diz conhecer.

Aula 7: O “Movimento Dos Infiltrados”
Quem são os infiltrados? Conheça o movimento dos infiltrados, o quanto se envolvem e evangelizam muçulmanos.

Aula 8: Islamismo: O Maior Desafio Da História
Como podemos alcançar os muçulmanos? Conheça orientações práticas para fazermos nossa parte dentro do término da Grande Comissão.

“Divergências Teológicas Islâmico-cristãs” – A Segunda matéria

Descrição do Curso:

A segunda matéria do currículo da UM3 – Universidade Missão Mundo Muçulmano, apresenta uma concisa explanação destas duas cosmovisões tão distintas entre si. O Dr. Tavassoli compara os conceitos a respeito de Deus, do Homem, de Cristo e das Escrituras do Cristianismo com os mesmos conceitos do Islamismo, e ensina como confrontar as pressuposições islâmicas no evangelismo aos muçulmanos. Apresentada a partir da perspectiva singular de um ex-muçulmano, esta matéria fornece uma nova e ampla análise das divergências teológicas entre as duas crenças.

Ao término da matéria, o aluno:
 Começará a entender as bases da teologia islâmica e como elas se cruzam com a teologia cristã;
Será capaz de formular respostas bíblicas para as perguntas feitas pelos muçulmanos focando no aprendizado sobre o Islã;
Perceberá que mesmo que não conheça um muçulmano, esse aprendizado o preparará para qualquer desafio vindo de outras religiões e ateus;
Se sentirá equipado, encorajado e confiante a desafiar muçulmanos para sua transformação de vidas através do evangelismo.

Currículo do Curso:

Aula 1: Introdução às divergências teológicas islâmico-cristãs 
Esta aula é a Introdução ao curso Divergências teológicas islâmicas-cristãs. O Dr. Sasan Tavasoli compartilha seu testemunho de como ele cresceu no Irã, muçulmano xiita, e descreve sua jornada até se tornar um cristão. Muitos muçulmanos acreditam que o Alcorão e a Bíblia basicamente ensinam o mesmo. Isso é verdade? Nesta sessão você começará a ver os 4 pontos principais da teologia que diferem muito no Islã e no Cristianismo, que são a doutrina de Deus, do homem, de Cristo e das Escrituras

Aula 2: A Doutrina de Deus – Parte 01
Nesta aula, conversaremos sobre a doutrina de Deus. Você vai conhecer a teologia islâmica sobre Deus no Alcorão e através do olhar de estudiosos islâmicos. Você também comparará a visão cristã de Deus e verá as diferenças fundamentais. Saiba como os muçulmanos vêem a doutrina cristã da Trindade e como esta visão é distorcida.

Aula 3: A Doutrina de Deus – Parte 02
Como os primeiros pais da igreja cristã entenderam a Trindade? Quais são as distinções entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Como os cristãos tem problemas tentando explicar a Trindade aos muçulmanos? Como devemos explicar a Trindade? O próprio Jesus jamais reivindicou a divindade? Conheça as respostas para essas perguntas nesta aula.

Aula 4: A Doutrina de Deus – Parte 03
Nesta aula, continuamos a lidar com questões teológicas difíceis. Deus se revelou ou apenas Sua vontade? Este é um debate central na teologia cristã e islâmica. Os cristãos acreditam que Deus se revelou! Então, como Deus fez isso? Quais são as conclusões da auto revelação de Deus? O Islã reivindica ter a verdade revelada sobre Deus? Os muçulmanos acreditam que Deus é incognoscível … Então, como eles podem afirmar que eles sabem alguma coisa sobre quem é Deus?

Aula 5: A Doutrina de Deus – Parte 04
Nesta aula, aprenderemos sobre as emoções e os sofrimentos de Deus. Muitos muçulmanos dirão que Alá é misericordioso e compassivo, mas o Alcorão fala sobre Deus realmente sentindo alguma coisa? A Bíblia está cheia de referências a Deus sendo cheio de emoções e dores que ele sente quando o povo dele durante toda a história o abandona. Infelizmente, a teologia islâmica não deixa espaço para um Deus que sofre por causa de Seu amor pelos pecadores.

Aula 6: A Doutrina de Deus – Parte 05
Tanto a teologia islâmica quanto a teologia bíblica pintam a imagem de um Deus que “ama”. Mas como esse amor é diferente? Nesta aula, iremos conhecer, através de diferentes passagens, sobre o amor de Deus da Bíblia e do Alcorão e veremos as principais diferenças. Então, passaremos para a Santidade de Deus e o que isso significa tanto para os muçulmanos quanto para os cristãos. Quais são as diferenças entre a transcendência islâmica e a santidade cristã? Como a cruz e a doutrina da Trindade ajudam a esclarecer esses debates.

Aula 7: A Doutrina do Homem – Parte 01
Nesta aula, iniciaremos uma discussão sobre como o Islã e outras cosmovisões do mundo desafiam a visão cristã da doutrina do Homem. Os cristãos acreditam que o homem é intrinsecamente pecador e precisa de um salvador. Os muçulmanos dizem que a visão cristã do homem faz com que ele pareça fraco, mas que os muçulmanos dão dignidade e força à humanidade. Então, qual é a visão islâmica do pecado? Você aprenderá como os muçulmanos não sentem a necessidade de serem salvos de seus pecados. Retornaremos ao início da criação e compararemos a visão da queda de Adão.

Aula 8: A Doutrina do Homem – Parte 02
Esta aula dará a você as ferramentas necessárias para comunicar eficazmente o evangelho a um muçulmano sobre a doutrina do pecado e a visão cristã da queda do homem. Que perguntas podemos fazer para que os muçulmanos repensem suas idéias sobre a pecaminosidade do homem? Existem evidências no Alcorão e na tradição islâmica para a queda e a falta de pecado do homem?

Aula 9: A Doutrina de Cristo – Parte 01
O islamismo afirma que haviam 124 mil profetas ao longo da história. 25 deles são mencionados pelo nome no Alcorão. Mas, surpreendentemente, para muitos cristãos, Jesus é considerado a segunda figura mais importante em todo o Islã. Todos os muçulmanos que você conhece dirão enfaticamente: “Eu acredito em Jesus!” Nesta aula, analisaremos mais profundamente e veremos quais são suas opiniões sobre Jesus ou Issa, e como isso se compara à revelação cristã de Cristo.

Aula 10: A Doutrina de Cristo – Parte 02
Esta aula analisa a forma de responder à visão islâmica da doutrina de Cristo. Precisamos esclarecer os mal-entendidos de amigos muçulmanos sobre quem acreditamos que Jesus é. Saiba como explicar a divindade de Jesus das próprias palavras de Jesus nos Evangelhos Bíblicos. Saiba como entender o contexto judaico do 1º século em que Jesus estava ministrando. O que as práticas dos primeiros cristãos no contexto judaico nos mostram sobre as primeiras compreensões cristológicas sobre a divindade de Cristo?

Aula 11: A Doutrina das Escrituras
Nesta última aula final do curso, analisaremos a disputa final entre o Islã e o cristianismo. Este desacordo fundamental é sobre a validação das escrituras cristãs. A rejeição muçulmana à teologia cristã está enraizada na crença de que a Bíblia foi corrompida. Como cristãos, como responder a essas alegações? O próprio Alcorão afirma a validade da Bíblia cristã? Saiba como podemos mostrar aos seus amigos muçulmanos que o Alcorão realmente diz aos muçulmanos que leiam a Bíblia!

“Apologética Cristã ao Islamismo” – A Terceira Matéria

O curso ajudará o aluno a se equipar com respostas a questões críticas (questões filosóficas e teológicas) levantadas pelos muçulmanos que tentam minar os alicerces da fé cristã e provar que esta é contraditória, imperfeita ou falsa. Em segundo lugar, esse curso irá proporcionar aos alunos informações sobre o Islã e uma introdução a polêmicas que abalam a confiabilidade das origens históricas, filosofias ou doutrinas islâmicas como verdade.

Ao término da matéria, o aluno:
Compreenderá as barreiras à comunicação entre cristãos e muçulmanos;
Saberá que perguntas e assuntos os muçulmanos, frequentemente irão levantar, como críticas à fé cristã, para mostrar que o cristianismo é incoerente e falso;
Conhecerá as origens históricas do Islã, obtendo um entendimento das origens históricas e desenvolvimento do Islã;
Será capaz de utilizar um critério secular histórico a partir de pesquisas e conhecimentos atuais que abalam a historicidade do Islã;
Compreenderá a historicidade da vida de Cristo e da Bíblia;
Terá uma compreensão básica de pesquisas do Jesus histórico;
Será capaz de responder às visões mais críticas e acusações frequentemente suscitadas a partir das contradições no seio da Bíblia pelos estudiosos muçulmanos e apologistas mais conhecidos;
Como resultado prático do ministério, será desafiado a crescer em paixão por Deus, evangelização do mundo, sensibilidade cultural, compaixão pelas pessoas, e um coração missionário para as nações;

Currículo do Curso

1. A Vida de Maomé – Parte 1
A origem do profeta e o seu contexto histórico e geográfico quando no surgimento do Islã. Os períodos de Meca e Medina.

2. A Vida de Maomé – Parte 2
Guerras e batalhas no Islã, os versos de espada e o entendimento da Jihad nos dias de hoje.

3. Maomé: profeta de Deus e exemplo moral?
Deficiências morais e teológicas encontradas na mensagem e no caráter de Maomé.

4. Mitos e fatos na carreira profética de Maomé
Fontes históricas sobre Maomé; sua biografia; comentários do Corão, a história do mundo segundo o Islã; os Hadis, a Kaaba, etc.

5. A sociedade sob a Sharia, a Lei do Islã
A Lei Sharia; a mulher sob a Sharia; as Fatwas, etc.

6. Análise Crítica do Corão, parte 1: revelação e compilação
Visão crítica do livro sagrado do Islã, sua revelação, as ab-rogações, sua compilação, os códices, etc.

7. Análise Crítica do Corão, parte 2: histórias, doutrinas e rituais
Origem e conteúdo do Corão; a diferença entre Allah e Jeová; as dificuldades na compreensão do Corão; as crenças sobre o livro, etc.

8. Análise Crítica do Corão, parte 3: sua natureza miraculosa
A mensagem universal do Corão; os erros científicos encontrados no Corão; Examinando as origens do Corão, etc.

9. A Crítica Textual do Corão
Achados arqueológicos islâmicos; Palimpsestos, etc.

10. Issa X Jesus – quem é o verdadeiro Messias?
Os milagres de Jesus; os títulos atribuídos a Cristo; a pessoa de Issa no Corão; os relatos históricos de Jesus anteriores ao Corão, etc.

11. Como terminar a Grande Comissão entre Muçulmanos?
Iniciativas; estratégias para a Igreja Global; compromisso pessoal; ações na igreja local, etc.

“Evangelismo Radical” – A Quarta Matéria

Os eventos de 11 de setembro de 2001 mudaram a história do mundo. Eles também mudaram a dinâmica entre as religiões mais competitivas entre si: Cristianismo e Islamismo. Nas semanas e nos meses após os ataques nos Estados Unidos, atingindo o World Trade Center e o Pentágono, o Islã experimentou o maior período de crescimento na história dessa religião, uma vez obscura diante das mentes ocidentais, mas que se tornou uma curiosidade. Muitos nos Estados Unidos e em outros lugares começaram a fazer perguntas como: O que é o Islã? O que ele ensina? O que atrai as pessoas ao Islã? O Islã é simplesmente uma outra versão das outras duas fés monoteístas, o Judaísmo e o Cristianismo?

Dentre aqueles na Igreja, as perguntas ganharam um tom mais sombrio: Como podemos responder aos argumentos levantados pelo Islã contra as crenças Cristãs? Como podemos alcançar os muçulmanos com a mensagem do Evangelho? Como podemos romper o medo de falar com um muçulmano? O que podemos dizer a um muçulmano de maneira a expor a mentira que é o Islã?

Essa matéria tem como objetivo disponibilizar as ferramentas necessárias para responder a todas essas perguntas e muito mais.

Ao final do curso o aluno estará apto a:

1. Articular os cinco pilares do Islã e descrever a significância desses para um muçulmano.
2. Descrever cada uma das seis crenças mais importantes no Islã e demonstrar como cada uma influencia a visão de mundo dos muçulmanos.
3. Oferecer uma apologética satisfatória e atraente das doutrinas cristãs mais importantes, assim como uma crítica lógica, amável e sã de conceitos islâmicos como:
Alá;
Inimitabilidade do Corão;
Missão Profética de Maomé;
Khilafah;
4. Se tornar familiarizado com quais abordagens práticas trabalhar ou não no evangelismo de muçulmanos, e como formar seu próprio método passal de evangelismo.
5. Discutir as diferentes metodologias empregadas por missionários que se disponibilizam como evangelistas entre muçulmanos em nações estrangeiras, e quais são os benefícios e riscos de cada uma delas.
6. Compartilhar efetivamente o Evangelho com um muçulmano através do uso de histórias comuns à Bíblia e ao Corão como um ponto de partida para um diálogo que possa direcionar à uma discussão a respeito do pecado, da salvação e de Jesus.

Currículo do Curso

1. Introdução ao Evangelismo de Muçulmanos
O que o Islã está fazendo no mundo hoje e o que precisa ser nossa resposta como Cristãos? Jay Smith dá seu testemunho pessoal sobre como ele começou a se envolver em debates com muçulmanos e as tendências do Islamismo em Londres. Esta aula fornece estatísticas convincentes que alertarão a igreja para os grandes desafios que enfrentamos ao buscar cumprir a grande comissão.

Esta aula percorre as primeiras campanhas de batalha do Islã e o ressurgimento moderno do islamismo radical. Uma questão levantada é se essa forma radical do Islã é o verdadeiro Islã ou uma aberração. Esta sessão descreve a história do Islã radical e mostra as tendências modernas e o crescimento estatístico da agenda radical.

2. Muçulmanos: Suas Crenças e Práticas
Existem 5 práticas e 6 crenças do Islã. Esta aula começa a descompactar as 5 crenças e faz perguntas sobre as origem dessas 5 crenças. Por que os muçulmanos contornam a Ka’ba? De onde veio o nome de Alá? Quantos “Satans” existem lá? Etc. Nesta aula, observamos algumas das tradições do Islã e práticas aparentemente paralelas às religiões politeístas da época do seu surgimento. Esta aula também passa pelas 6 crenças do Islã em contraste com os entendimentos bíblicos de assuntos semelhantes.

3. A Chave Hermenêutica
Existem 5 práticas e 6 crenças do Islã. Esta aula começa a descompactar as 5 crenças e faz perguntas sobre as origem dessas 5 crenças. Por que os muçulmanos contornam a Ka’ba? De onde veio o nome de Alá? Quantos “Satans” existem lá? Etc. Nesta aula, observamos algumas das tradições do Islã e práticas aparentemente paralelas às religiões politeístas da época do seu surgimento. Esta aula também passa pelas 6 crenças do Islã em contraste com os entendimentos bíblicos de assuntos semelhantes.

4. Muhammad: Uma Crítica Cristã
Existem 1548 biografias escritas sobre Maomé. Então, qual é a fonte primária para a vida do mensageiro do Islã? Esta aula irá explicar a linha do tempo clássica e os estágios da vida de Maomé, além de apresentar várias tradições. Também percorre o olhar crítico sobre a quantidade de tradições consideradas “com autoridade” e como foram escolhidas.

Há uma abordagem histórica da vida de Maomé, mas qual é a abordagem cristã sobre o tema? Como cristãos devemos receber Maomé como profeta? Maomé nasceu da linhagem profética? Ele fez milagres? A aliança de Deus foi com Ismael? Ele era um profeta específico para os árabes ou ele era um profeta universal?

5. A Bíblia: Apologética Cristã
A autoridade da Bíblia foi atacada no século 18 e a igreja na Europa não se recuperou dos desafios. Os maiores desafios estão vindo agora dos muçulmanos que afirmam que a Bíblia foi alterada. Essas alegações são verdadeiras? Por que os 27 livros do novo testamento foram escolhidos, mas o Evangelho de Tomé, o Evangelho de Judas ou Barnabé foi deixado de fora? Nesta aula, respondemos a essas perguntas e damos confiança de que a Bíblia que temos hoje é o mesmo texto que os autores do Novo Testamento escreveram.

Os muçulmanos dizem que a Bíblia foi mudada. Em caso afirmativo, onde e quando? Eles têm evidências históricas de que isso é verdade? E quanto ao Antigo Testamento? Temos provas arqueológicas para autenticar o Antigo Testamento? Esta aula também se concentrará nas incríveis descobertas arqueológicas que validam tantas histórias previamente questionadas do Antigo Testamento.

6. As Atrações do Islã
As estatísticas mostram que até 5000 pessoas por ano estão se convertendo ao islamismo na Grã-Bretanha. Essa mesma realidade está acontecendo em todo o mundo ocidental. Temos que perguntar por que até os cristãos estão se convertendo ao islamismo? Nesta aula, vamos mergulhar no motivo pelo qual as pessoas são atraídas pela fé muçulmana. Há 12 atrações comuns identificadas como pessoas que atraem o Islã e essa sessão começa a percorrê-las.

Os muçulmanos se orgulham do fato de que sua religião é simples, racional e fácil de entender. Ele também fornece uma estrutura disciplinada para todos os aspectos da vida que agrada a muitos. Nesta aula, continuaremos a explorar as atrações comuns e falaremos sobre os prós e muitos contras dessas “atrações”.

7. O Reino de Deus x o Khilafah Islâmico
O khilafah é a esperança para os muçulmanos de que um dia haverá um estado teocrático global que instituirá a sharia em todos os lugares. Como o Khilafah é disseminado e aplicado? Os muçulmanos olham para o modelo da vida de Maomé para fazer isso? Em comparação, o que é o Reino de Deus e como ele se espalhará até os confins da terra?

O desejo dos muçulmanos é um estado islâmico no Ocidente? A lei Sharia pode ser a resposta para todas as questões morais ocidentais? O que podemos aprender olhando a história do império otomano? Qual seria o efeito sobre os cristãos se a lei Sharia fosse implementada no ocidente? Os que anteriormente usavam o cristianismo como autoridade para realizar atos violentos representavam uma verdadeira forma de cristianismo? Como o Reino de Deus se espalha biblicamente?

8. Islã ou Cristianismo: A Verdadeira Religião de Paz
Há muita violência feita em nome do Islã, mas a maioria dos muçulmanos está dizendo que isso não representa o verdadeiro Islã. Isso é verdade? E quanto à violência do Antigo Testamento? Muçulmanos frequentemente têm dúvidas sobre essas passagens. Como cristãos, como devemos responder a essas perguntas? A mensagem geral do Antigo Testamento é de Paz ou Violência? Como podemos mostrar que o evangelho do novo testamento da paz tem continuidade total com o Antigo Testamento? E o Alcorão é a mensagem geral de paz ou violência?

Esta aula foca em analisar o texto do Alcorão e do Novo Testamento, em relação a essa temática. Quais são os versos violentos e/ou pacíficos no Alcorão? Quais deles se aplicam aos muçulmanos hoje? Esta aula também percorre os versos “violentos” do Novo Testamento e os explica em seu contexto mais amplo. Como nós, como cristãos, explicamos e lidamos com as Cruzadas e a Inquisição?

9. Perguntas mais Frequentes
Os muçulmanos têm muitas perguntas que a maioria dos cristãos não consegue responder. Esta aula visa a equipar a igreja para responder às perguntas mais frequentes e aos equívocos. Você ouvirá histórias, experiências e exemplos da vida real de como os muçulmanos questionam e desafiam o cristianismo. Você também aprenderá como navegar por essas conversas e dar respostas bíblicas.

Deus pode se tornar um homem? Deus pode entrar no tempo e no espaço? E a Trindade? Como podemos articular biblicamente o Deus Triúno? Essas questões estão realmente no centro do debate entre o Islã e o Cristianismo e precisamos ser capazes de ajudar nossos amigos muçulmanos a entender o que a Bíblia diz sobre esses assuntos.

10. O Evangelho aos Muçulmanos – Estratégias e Metodologias
Esta aula explica e desenvolve as estratégias missionárias para o mundo muçulmano. Há muitas maneiras de abordar os muçulmanos com o Evangelho e quais são os prós e contras de cada um deles? Quais são os métodos que devemos evitar? O que é o “Movimento Interno”?

Jay Smith analisa o modelo bíblico das Missões. Há muitos desafios em se fazer missões em um contexto muçulmano, mas como as pessoas estão comprometendo o Evangelho em nome da contextualização? Como Jesus fez missões? Como o diálogo e o debate podem ser usados no campo missionário?

11. Sete Áreas de Discussão
Essa aula explora e compara a Bíblia em relação o Alcorão, o tratamento das mulheres, o reino de Deus e Jesus. Jesus na Bíblia e no Alcorão são muito diferentes. Então qual é o verdadeiro Jesus histórico? Alá do Alcorão e Yahweh da Bíblia é o mesmo Deus? Onde podemos encontrar a paz hoje? Podemos encontrar paz no cristianismo ou no islamismo? Depois de todas essas perguntas, qualquer uma dessas religiões pode ser relevante para nós hoje?

AS MODALIDADES

O treinamento é realizado em Grupos Presenciais ou no Modelo EAD – Ensino a Distância.

PRESENCIAL

Contamos com os chamados “núcleos de treinamento” – no templo de uma igreja local, em uma sala de aula, em uma casa, etc. – e em encontros com duração média de duas horas. Cada encontro é liderado pelo Facilitador – o responsável pela administração do núcleo de treinamento.

Disponibilizamos o treinamento de duas formas:
1. Curso Extensivo (aulas semanais de em média 2,5h/aula)
2. Curso Intensivo (aulas diárias, em seis dias corridos de em média 3h/aula).

POLOS DE TREINAMENTO

A UM3 conta com polos em diferentes cidades:

– Belo Horizonte – MG,
– Campo Grande – MS,
– Criciúma – SC,
– João Pessoa – PB,
– Natal – RN,
– Parnamirim – RN,
– Ponta Porã – MS,
– Rio de Janeiro – RJ.

Todos estes polos dispõem das aulas do currículo da UM3 e contam com um facilitador na condução do aprendizado do estudante.

ESCOLA DE FÉRIAS

A Escola de Férias é um curso intensivo das disciplinas ministradas pela UM3, em três semanas de aula, onde os alunos são ministrados durante todo o dia, com uma estrutura para alimentação e hospedagem, além de material didático.

>> Saiba mais sobre a próxima escola de férias em:
Escola de Férias UM3

PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

Visando disponibilizar o treinamento ao maior número de cristãos possível, a UM3 oferece agora o modelo de treinamento à distância, de modo a atender às necessidades de treinamento entre todos os cristãos de fala portuguesa espalhados no planeta. Assim, com o objetivo de preparar bem cada a aluno, formamos turmas de treinamento, de forma que cada aluno é parte de um grupo, acompanhado por um facilitador, com data de início e término para cada turma, para um bom aproveitamento acadêmico dos estudantes. O curso é ministrado totalmente on-line e não há necessidade de o aluno comparecer presencialmente em nenhum momento para efetuar qualquer atividade, assistir aula ou realizar avaliações. Todas as informações sobre datas, horários, inscrições e duração das matérias podem ser consultadas no site ead.m3.org.br.

O curso na modalidade EAD dispõe de 3 matérias, com, aproximadamente, 10 horas-aula cada. São as matérias iniciais do currículo da UM3 que conta com 35 matérias em inglês que estão sendo dubladas para o português, com qualidade profissional.

As inscrições, bem como maiores informações, estão disponíveis em nossa página, m3.org.br, de acordo com a data de início de cada turma.

Para maiores informações entre em contato conosco:
(31)3267-3338 ou contato@m3.org.br

OS PROFESSORES

Joshua Lingel

joshualingelProfessor das matérias 1 e 3 do módulo 1, ele é o presidente e fundador da i² Ministries.

Atualmente ele é o responsável pelo treinamento de uma rede de 27.000 igrejas na Ásia, África e América do Sul, nas áreas de estudos islâmicos, missões e evangelismo a muçulmanos.

O objetivo da i² é fornecer, a todos os cristãos e a cada igreja local, o acesso a um treinamento formado por alguns dos melhores professores do cristianismo global, fundamental ao cumprimento da grande comissão entre muçulmanos.

Joshua foi chamado pelo Senhor para o ministério aos muçulmanos aos 18 anos de idade, quando Deus lhe disse para estudar tudo o que ele pudesse a respeito do Islamismo e, então, preparar a igreja global para alcançar os muçulmanos com o evangelho em uma geração.

Ele está envolvido na evangelização de muçulmanos desde 1990. Lingel se especializou em Estudos Islâmicos em seis universidades, dentre as quais a Universidade de Washington, Universidade de Londres e a Universidade de Harvard, em Missões e evangelismo a muçulmanos e em Teologia cristã pela Talbot School of Theology; ele também é professor de Apologética cristã ao islamismo nos cursos de graduação e pós graduação da Biola University & Talbot School of Theology desde 1999.

Em parceria com Ravi Zacharias International Ministries (RZIM), Joshua fundou e dirigiu o programa SWAD – Scholars with a dream (Acadêmicos com um sonho), que patrocina o doutorado de 100 cristãos evangélicos em estudos islâmicos no Ocidente. Ele serviu como mentor deste programa até 2009.

Joshua é casado com Sara Lingel e juntos lideram a i² Ministries.

Sasan Tavassoli

sasantavasoliNascido e criado em uma família muçulmana xiita no Irã, Sasan Tavassoli entregou sua vida a Jesus após interagir com missionários norte-americanos que ele conheceu na Europa. Ele tem pregado o Evangelho a muçulmanos e servido no ministério pastoral em igrejas iranianas desde os anos 90, além de trabalhar ativamente na produção de recursos teológicos para discipulado de ex-muçulmanos convertidos a Cristo e para formação de liderança entre a crescente igreja iraniana ao redor do mundo. O Dr. Tavassoli é formado pelo Reformed Theological Seminary, obteve seu mestrado em teologia pelo Columbia Theological Seminary e concluiu seu doutorado em Estudos Islâmicos pela Universidade de Birmingham.

Jay Smith

jaysmithObteve seu título de Mestre em Divindades pela Eastern Baptist Theological Seminary, Th.M em Missiologia pelo Fuller Theological Seminar e seu Ph.D pelo Bible College of Victoria, Austrália.
Jay tem sido missionário da Brethren in Christ World Mission desde 1983, trabalhando com evangelismo a muçulmanos na Inglaterra, França e Senegal.
É considerado um dos melhores apologistas a muçulmanos do mundo, e já participou de mais de 80 debates formais com muçulmanos e estudiosos.
Ele é lider do braço I2 Ministries na Inglaterra e atua como conferecista junto à missão por todo o mundo, implementando o programa de treinamento da Universidade Missão Mundo Muçulmano entre os movimentos globais.