Os muçulmanos fazem orações regulares, os cristãos também. Os muçulmanos acreditam que seu livro sagrado contém palavras reveladas por Deus e orientações para vida, os cristãos também. Ambos entregam ofertas e fazem jejum. Embora em termos religiosos essas sejam as práticas mais visíveis de uma espiritualidade e num primeiro momento tudo soe muito parecido, se olharmos de perto o relacionamento que os dois grupos tem com Deus é drasticamente oposto. Mas, por quê?
A questão principal:
Em essência, Allah e Deus (dos cristãos) são pessoas diferentes. Allah não é um Deus pessoal que se dá a conhecer. Ele revela sua vontade e seus desígnios, mas não revela de si. Para os muçulmanos é impossível ter um relacionamento pessoal com seu Deus. Ele não intervém na história e não ama ninguém que não lhe obedeça. Allah não é pai, jamais teve filhos e não se envolveria com a história da humanidade dessa forma.
Por outro lado, os cristãos acreditam em um Deus pessoal, que não apenas revela suas vontades e desejos, mas que se apresenta e se dá conhecer. É um Deus que deseja um relacionamento intimo com suas criaturas e investe de si mesmo para que isso aconteça. Mais que isso deseja, através de seu filho Jesus, que todos se tornem seus filhos e o conheçam profundamente. Ama e deseja resgatar a todos.
Essas visões de quem é Deus modificam completamente as práticas da oração e leitura do livro sagrado.
Oração:
√ Mulçumanos: praticam um ritual diário pré-determinado, onde são ditas sempre as mesmas palavras sem nenhum vínculo afetivo ou emocional. Não é esperada qualquer intimidade com a divindade.
√ Cristãos: Conversam com Deus de uma maneira espontânea e pessoal. É um vínculo afetivo e emocional que busca intimidade, conhecer mais da divindade, ouvi-la, compreendê-la. É parte essencial do relacionamento com o Deus que é também seu pai.
Leitura do livro sagrado:
√ Muçulmanos: tem o maior respeito possível com a escritura (Corão) pois creem que é divino por ter sido entregue por anjos. Para eles as palavras do Corão são revelações divinas que foram dadas ao profeta.
√ Cristãos: leem a bíblia como sendo a própria palavra de Deus e história de sua missão de resgate da criação e salvação da humanidade.
Ofertas:
√ Muçulmanos: faz parte dos pilares do islamismo. É ritual que todo muçulmano deve realizar. É também uma forma de combate à ganância ao dinheiro.
√ Cristãos: É uma expressão de gratidão e louvor pela provisão divina e reconhecimento de que tudo o que temos pertence a Deus.
Jejum:
√ Muçulmanos: É um ritual que compõe o conjunto de obrigações de todo muçulmano. É realizada no mês do ramadã em celebração a revelação do Corão.
√ Cristãos: veem a pratica como uma disciplina espiritual que se há abstenção da comida e outros prazeres para desfrutar de uma comunhão íntima com Deus.
A diferença no relacionamento que cristãos e muçulmanos tem com Deus está justamente na concepção de relacionamento que cada um tem e que determina até que ponto é possível relacionar-se, envolver-se e conhecer a Deus.