Descrição do Curso:

A segunda matéria do currículo da UM3 – Universidade Missão Mundo Muçulmano, apresenta uma concisa explanação destas duas cosmovisões tão distintas entre si. O Dr. Tavassoli compara os conceitos a respeito de Deus, do Homem, de Cristo e das Escrituras do Cristianismo com os mesmos conceitos do Islamismo, e ensina como confrontar as pressuposições islâmicas no evangelismo aos muçulmanos. Apresentada a partir da perspectiva singular de um ex-muçulmano, esta matéria fornece uma nova e ampla análise das divergências teológicas entre as duas crenças.

Ao término da matéria, o aluno:
 Começará a entender as bases da teologia islâmica e como elas se cruzam com a teologia cristã;
 Será capaz de formular respostas bíblicas para as perguntas feitas pelos muçulmanos focando no aprendizado sobre o Islã;
 Perceberá que mesmo que não conheça um muçulmano, esse aprendizado o preparará para qualquer desafio vindo de outras religiões e ateus;
 Se sentirá equipado, encorajado e confiante a desafiar muçulmanos para sua transformação de vidas através do evangelismo.

Currículo do Curso:

Aula 1: Introdução às divergências teológicas islâmico-cristãs 
Esta aula é a Introdução ao curso Divergências teológicas islâmicas-cristãs. O Dr. Sasan Tavasoli compartilha seu testemunho de como ele cresceu no Irã, muçulmano xiita, e descreve sua jornada até se tornar um cristão. Muitos muçulmanos acreditam que o Alcorão e a Bíblia basicamente ensinam o mesmo. Isso é verdade? Nesta sessão você começará a ver os 4 pontos principais da teologia que diferem muito no Islã e no Cristianismo, que são a doutrina de Deus, do homem, de Cristo e das Escrituras.

Aula 2: A Doutrina de Deus – Parte 01
Nesta aula, conversaremos sobre a doutrina de Deus. Você vai conhecer a teologia islâmica sobre Deus no Alcorão e através do olhar de estudiosos islâmicos. Você também comparará a visão cristã de Deus e verá as diferenças fundamentais. Saiba como os muçulmanos vêem a doutrina cristã da Trindade e como esta visão é distorcida.

Aula 3: A Doutrina de Deus – Parte 02
Como os primeiros pais da igreja cristã entenderam a Trindade? Quais são as distinções entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Como os cristãos tem problemas tentando explicar a Trindade aos muçulmanos? Como devemos explicar a Trindade? O próprio Jesus jamais reivindicou a divindade? Conheça as respostas para essas perguntas nesta aula.

Aula 4: A Doutrina de Deus – Parte 03
Nesta aula, continuamos a lidar com questões teológicas difíceis. Deus se revelou ou apenas Sua vontade? Este é um debate central na teologia cristã e islâmica. Os cristãos acreditam que Deus se revelou! Então, como Deus fez isso? Quais são as conclusões da auto revelação de Deus? O Islã reivindica ter a verdade revelada sobre Deus? Os muçulmanos acreditam que Deus é incognoscível … Então, como eles podem afirmar que eles sabem alguma coisa sobre quem é Deus?

Aula 5: A Doutrina de Deus – Parte 04
Nesta aula, aprenderemos sobre as emoções e os sofrimentos de Deus. Muitos muçulmanos dirão que Alá é misericordioso e compassivo, mas o Alcorão fala sobre Deus realmente sentindo alguma coisa? A Bíblia está cheia de referências a Deus sendo cheio de emoções e dores que ele sente quando o povo dele durante toda a história o abandona. Infelizmente, a teologia islâmica não deixa espaço para um Deus que sofre por causa de Seu amor pelos pecadores.

Aula 6: A Doutrina de Deus – Parte 05
Tanto a teologia islâmica quanto a teologia bíblica pintam a imagem de um Deus que “ama”. Mas como esse amor é diferente? Nesta aula, iremos conhecer, através de diferentes passagens, sobre o amor de Deus da Bíblia e do Alcorão e veremos as principais diferenças. Então, passaremos para a Santidade de Deus e o que isso significa tanto para os muçulmanos quanto para os cristãos. Quais são as diferenças entre a transcendência islâmica e a santidade cristã? Como a cruz e a doutrina da Trindade ajudam a esclarecer esses debates.

Aula 7: A Doutrina do Homem – Parte 01
Nesta aula, iniciaremos uma discussão sobre como o Islã e outras cosmovisões do mundo desafiam a visão cristã da doutrina do Homem. Os cristãos acreditam que o homem é intrinsecamente pecador e precisa de um salvador. Os muçulmanos dizem que a visão cristã do homem faz com que ele pareça fraco, mas que os muçulmanos dão dignidade e força à humanidade. Então, qual é a visão islâmica do pecado? Você aprenderá como os muçulmanos não sentem a necessidade de serem salvos de seus pecados. Retornaremos ao início da criação e compararemos a visão da queda de Adão.

Aula 8: A Doutrina do Homem – Parte 02
Esta aula dará a você as ferramentas necessárias para comunicar eficazmente o evangelho a um muçulmano sobre a doutrina do pecado e a visão cristã da queda do homem. Que perguntas podemos fazer para que os muçulmanos repensem suas idéias sobre a pecaminosidade do homem? Existem evidências no Alcorão e na tradição islâmica para a queda e a falta de pecado do homem?

Aula 9: A Doutrina de Cristo – Parte 01
O islamismo afirma que haviam 124 mil profetas ao longo da história. 25 deles são mencionados pelo nome no Alcorão. Mas, surpreendentemente, para muitos cristãos, Jesus é considerado a segunda figura mais importante em todo o Islã. Todos os muçulmanos que você conhece dirão enfaticamente: “Eu acredito em Jesus!” Nesta aula, analisaremos mais profundamente e veremos quais são suas opiniões sobre Jesus ou Issa, e como isso se compara à revelação cristã de Cristo.

Aula 10: A Doutrina de Cristo – Parte 02
Esta aula analisa a forma de responder à visão islâmica da doutrina de Cristo. Precisamos esclarecer os mal-entendidos de amigos muçulmanos sobre quem acreditamos que Jesus é. Saiba como explicar a divindade de Jesus das próprias palavras de Jesus nos Evangelhos Bíblicos. Saiba como entender o contexto judaico do 1º século em que Jesus estava ministrando. O que as práticas dos primeiros cristãos no contexto judaico nos mostram sobre as primeiras compreensões cristológicas sobre a divindade de Cristo?

Aula 11: A Doutrina das Escrituras
Nesta última aula final do curso, analisaremos a disputa final entre o Islã e o cristianismo. Este desacordo fundamental é sobre a validação das escrituras cristãs. A rejeição muçulmana à teologia cristã está enraizada na crença de que a Bíblia foi corrompida. Como cristãos, como responder a essas alegações? O próprio Alcorão afirma a validade da Bíblia cristã? Saiba como podemos mostrar aos seus amigos muçulmanos que o Alcorão realmente diz aos muçulmanos que leiam a Bíblia!

Inscrição Curso Online:
Divergências Teológicas Islâmico-Cristãs

Matéria 2 Online

Matricule-se em uma de nossas turmas:

Turmas Presenciais Turmas Online Ensino a Distância

 

EDF 2021
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© M3 - Missão Mundo Muçulmano
Topo
Redes Sociais: