Al-Qaeda ataca cidade no Iêmen e liberta centenas de homens de prisão

Cerca de 300 prisioneiros escaparam em Al Mukalla, leste do país.
Muitos deles tinham relações com a organização terrorista.

O grupo terrorista Al-Qaeda na Península Arábica lançou um ataque nesta quinta-feira (2) contra Al Mukalla, no leste do Iêmen, onde libertou cerca de 300 homens da prisão central da cidade.

Muitos dos prisioneiros tinham ligações com a organização terrorista. Khaled Batarfi, figura sênior da Al-Qaeda, foi um dos que conseguiram fugir, segundo oficiais ouvidos pela “CNN”.

“Um dirigente da AQPA, Khaled Batarfi, detido há mais de quatro anos, está entre os mais de 300 prisioneiros que conseguiram escapar da prisão central de Mukalla, na província de Hadramut, após um ataque antes do amanhecer de combatentes da rede extremista”, declarou à AFP uma fonte das forças de segurança.

Um confronto após o ataque terminou com as mortes de dois guardas e cinco presos, de acordo com a mesma fonte.

Khaled Batarfi é um dos principais dirigentes da AQPA, sobretudo em Abyan, uma província do sul que foi controlada pela rede extremista durante um ano em 2011/2012.

Na mesma cidade, os combatentes da AQPA atacaram a sede do governo local, a sucursal do Banco Central, a delegacia e uma unidade dos serviços de inteligência, também de acordo com a mesma fonte.

Os jihadistas, se aproveitam do caos no país, onde uma coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita ataca a rebelião xiita dos huthis, que tenta assumir o controle de Aden, a principal cidade do sul do Iêmen.

Segundo fontes de segurança, dezenas de combatentes da Al-Qaeda lançaram um ataque simultâneo contra seis alvos militares e várias sedes do governo provincial, assim como contra três bancos estatais e o principal presídio provincial.

Fonte: G1

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© M3 - Missão Mundo Muçulmano
Topo
Redes Sociais: