Farshid Fathi é um pastor iraniano que está na prisão Evin, em Teerã, capital do Irã, desde
dezembro de 2010. Farshid foi preso por conta de seu ministério cristão no Irã.

Conheça sua história, ore e compartilhe. 

Nome completo: Farshid Fathi Maleyeri
Prisão: Farshid foi preso em sua própria casa pelos agentes do ministério da
Inteligência e Segurança do Irã, em 25 de dezembro de 2010. A prisão ocorreu em
um contexto de prisão em massa, entre o final de 2010 e início de 2011, no qual
vários líderes das igrejas secretas do Irã foram para a cadeia.

Detenção: Farshid ficou em uma solitária, na prisão Evin, em uma parte chamada
“Prisonfor” por 57 dias. Durante este período, foi submetido a duros e intensos
momentos de interrogatório. Posteriormente, foi enviado à seção 209, para presos
políticos e, no início de 2012, foi transferido para a seção 350, na qual está até hoje.

Experiências na prisão: Farshid, em uma ocasião, quebrou as normas da cadeia ao conversar com um outro cristão, que pensava que seria executado em breve. Por conta dessa sua “transgressão”, Farshid foi punido e teve seu cabelo raspado. Em outra ocasião, disseram para Farshid que ele seria solto, então, devolveram-lhe todos os seus pertences. Quando estava caminhando para a saída, pôde ver outros amigos sendo soltos. Entretanto, ao se aproximar das portas, repentinamente, Farshid foi parado e teve de voltar para sua cela. Na verdade, tratava-se de um jogo psicológico comum no sistema iraniano de prisão.

Primeiro julgamento: ocorreu em 5 de fevereiro de 2012, na Branch 15 da Corte Revolucionária de Teerã, 14 menses depois de preso. Ele foi condenado por atos contra a segurança nacional, como a cooperação com o Elam Ministries e o evangelismo e foi sentenciado a seis anos de prisão. O nome do juiz é Sr. Salavati.

Apelação sobre a sentença: ocoreu em 23 de maio de 2012. Farshid contou com o mesmo advogado do primeiro julgamento. Dois juízes desconhecidos ouviram o seu caso e o resultado da apelação foi dado no fim de junho de 2012: o veredito foi mantido.

Data de soltura: Dezembro de 2016.

Falta de documentação: a corte não deu nenhum documento confirmando o veredito. Todas as decisões foram comunicadas verbalmente.

Sobre Farshid:
Data de Nascimento: 03 de setembro de 1979.

Familia: Esposa e dois filhos, um de três e outra de nove anos.

Caráter: Todos que conhecem Farshid concordam que é uma pessoa muito amigável, alegre, cheio de bondade e carinho. Ele é sempre positvo, ativo, ajudando e servindo os outros. É também cheio de energia para servir a Deus. O Dr. Mehdi Khazali, filho de um dos aiatolás do Irã, passou um tempo com Farshid na prisão Evin e, recentemente, declarou em público que Farhsid é uma pessoa alegre e de natureza altruísta; “Farshid” , ele disse, “sempre demonstra carinho e encoraja todos os demais presos”.

Fé cristã: Farshid veio a aceitar a Cristo quando tinha 17 anos, por ter visto uma mudança em seu irmão, o qual se converteu antes. Farshid foi encorajado a ir à igreja e, em sua primeira visita, foi tocado por Deus. No mesmo dia, ele aceitou a Cristo.

Trabalho e ministério: Farshid serviu no ministério por oito anos antes de ser preso. Em 2010, era líder de uma grande número de igrejas secretas em várias cidades do Irã.

Depoimento de um dos amigos:
“Farshid está na prisão por quase dois anos, além de todas as pressões e desafios de lá, ele está longe de sua família e isto é realmente muito difícil. É muito duro estar longe da família, especialmente dos filhos quando estão crescendo. Ele não está podendo estar presente nos momentos mais lindos da vida deles e de sua esposa. Farshid está carregando um longo fardo, mas não seria possível aguentar todo este sofrimento se não soubesse que Deus está com ele todos os momentos.
O Dr. Mehdi Khazali declarou publicamente sobre o Farshid, dando um testemunho muito positivo sobre ele. Isso encoraja a família dele e também seus irmãos e irmãs em Cristo. Imaginem como este testemunho deixou Deus alegre e honrado.”

“Farshid reconhece que experimenta momentos de solidão e isolamento, mas ele nunca se sentiu sozinho. Damos graças a Deus que Farshid está buscando conforto nas passagens bíblicas, como a de Romanos 8, que diz: “Nem paredes, nem as correntes, nem a prisão, nem sofrimento, nem solidão, nem inimigos, nem dor, nem a morte podem nos separar do Senhor e de cada um de nós.”

Compartilhe sua história. Ore pelo Irã e pelo Pr Farshid.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© M3 - Missão Mundo Muçulmano
Topo
Redes Sociais: